Sobre saber nadar e mergulhar

Socióloga Digital
2 min readAug 24, 2023

Tava refletindo sobre, como coisas essencialmente complementares podem se tornar mutuamente excludentes a depender do olhar.

Para saber mergulhar a gente precisa saber nadar, certo?? E para saber nadar a gente precisa saber mergulhar? E não saber mergulhar impede que a gente entre no mar?

Como sempre, eu tenho mais perguntas que respostas…

A cada dia que passa eu venho entendendo melhor a diferença entre pessoas que tem um olhar mais holístico, um pensamento sistêmico e pessoas que tem um olhar mais especializado.

Num contexto de transformação os dois olhares são essenciais e complementares. Em algumas situações esses dois olhares estão em uma única pessoa (são os profissionais em T, F, E, whatever), às vezes precisamos de pessoas diferentes e nesse caso, é justamente por isso que trabalhamos em time.

Então porque algumas organizações ainda buscam contratar especialistas esperando que eles tenham o olhar holístico? Faz mais sentido contratar pessoas com olhares holísticos e entendendo em que pontos elas podem ser especialistas.

Há algum tempo atrás eu ficava muito confusa quando me questionavam “mas você se considera mais PM ou mais Agilista?” (escrevi sobre isso há 2 anos atrás aqui: medium).

Eu não tinha resposta pra isso, porque pra mim sempre foi um “mergulho” numa especialidade durante uma navegação num todo.

Ao entregar um produto digital, eu aprofundo em disciplinas de produto quando é o momento pra isso e em disciplinas de agilidade quando é o momento pra isso.

A conclusão que eu chego hoje, com o nivel de amadurecimento e autoconhecimento que tenho agora é que eu tenho um olhar holístico e especializo em 3 pontos (agilidade, produto e business), e isso faz de mim uma profissional de Transformação Digital que trabalha com um time de transformação com outras especilidades tão importantes quanto.

Porque eu aprendi também ao longo do tempo que transformação digital não é só sobre fazer produtos digital, cada organização vai ter a sua estratégia de Transformação. É sobre isso e tá tudo bem!

Continuo achando que “quem se define se limita”. O que eu sei é que amo aprender e eu quero mais é que falte letra pra definir que tipo de profissional eu serei daqui há 10 anos. É legal ganhar uma clareza maior sobre isso e eu só queria mesmo compartilhar e deixar registrado esse insigth, pq bateu vontade de escrever depois de muito tempo. E como isso aqui é quase um querido diário, quem sabe eu não volto daqui há 2 anos e mudo completamente de ideia.. :-)

--

--